Monitoria de Física 2° Ano
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Wesley
Wesley
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 12:28 am
Consegui!!! Kkk
Então, a represa é maior e a área de contato também vai ser maior, certo? Porém, a força aplicada sobre a represa também vai ser maior porque sua massa é maior e existe uma porção atmosférica maior incidindo sobre essa represa? Por isso que a pressão é maior 1m abaixo na represa do que no laguinho?
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 25
https://monitoriafisica2ano.directorioforuns.com

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 10:24 am
Tá bom , vamo lá. Você tá dizendo que a massa é maior e existe uma porção de atmosfera maior sobre a água represada. Pensa na definição de pressão. Ela depende da massa do líquido na represa? A gente mede pressão atmosférica de acordo com a altura certo? Ela muda de lugar pra lugar (digamos, de um laguinho pra uma grande represa) se você continuar no nível do mar?
Wesley
Wesley
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 3:33 pm
Eu acho que depende da massa porque a força peso da represa vai ser maior e agr que vc perguntou, acho que ela não muda de lugar pra lugar. Mas blz, a pressao atmosférica vai ser igual em ambas as situações, mas de qualquer forma, eu tenho uma força peso maior na represa e se for pensar na fórmula, vai dar tudo errado se eu considerar que a força na represa é maior e a área é maior também, já que a força é diretamente proporcional e a área é inversamente proporcional à pressão.
avatar
Bruna
Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 3:43 pm
Entao, você mesmo tá dizendo: a pressão não muda com o lugar. Então a pressao em cima do laguinho é a mesma daquela da represa. O peso da atmosfera na represa é maior, mas a área também é maior, então a força por área fica como? Vai dar tudo errado? O que você quer dizer? Lembra que o que você precisa avaliar no fim das contas é a pressão P=F/A. Se eu aumento o numerador e o denominador, o que acontece?
Wesley
Wesley
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 5:59 pm
Eu entendi o processo, mas tô arrumando uma confusão na hora de avaliar a pressão. É que pra mim, a pressão tem que ser diretamente proporcional à força e inversamente proporcional à área e por isso, não tô entendendo. Olha só: se a força aumenta, a pressão aumenta. Mas se a área aumenta, a pressão diminui. Como é possível analisar a pressão quando eu tenho uma variável que aumenta e faz a pressão aumentar (força) e, ao mesmo tempo, ter uma variável que aumenta, mas faz a pressão diminuir (área)?
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 25
https://monitoriafisica2ano.directorioforuns.com

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 6:18 pm
É isso aí, agora vc tem que enxergar que a força aumenta a pressão na mesma medida que a área a diminui. Como assim? Você tá percebendo então que tem mais Força sobre a represa do que sobre o laguinho. O que aconteceria se você dividisse a represa em várias porções do tamanho do laguinho? A gente teria a soma das forças em cima de todos os laguinhos dividida pela soma das áreas de todos os laguinhos = pressão atmosférica (que a gente sabe que não muda no nível do mar né). Por quê? a Força que tá atuando em cima de uma certa área é proporcional ao volume (área x altura(cte)) vezes a densidade do ar que está acima dela. Em outras palavras ela é o peso da coluna de ar.
Então, quando a gente aumenta a área, estamos, ao mesmo tempo, aumentando a força acima dela (e na mesma proporção! Observe que, pelo que escrevi acima, aumentar a área é aumentar a força). É como se vc tivesse multiplicando F por um número e multiplicando a área pelo mesmo número. Logo, o que acontece com a pressão?
P.S.: Essa explicação vale tanto acima como abaixo da água. A única coisa que muda é que embaixo da água somamos o peso da coluna de ar + o peso da coluna de água. O que a gente pode concluir disso?
Wesley
Wesley
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 6:41 pm
A pressão diminui (?). Podemos concluir que eu sou péssimo em física e que à medida que a profundidade aumenta, o peso da coluna de água é maior e, como o peso da coluna de ar não muda, a pressão é maior em locais mais fundos (?). E também quando a área de contato é maior, existe uma força aplicada em determinada coluna de água que vai ser maior do que situações em que a coluna de água é do mesmo tamanho, mas a área de contato é menor. Podendo afirmar que a represa tem menor pressão incidindo sobre suas colunas de água (?).
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 25
https://monitoriafisica2ano.directorioforuns.com

Questão 1 da lista de exercícios Empty Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 7:00 pm
Haha calma, relaxa, a discussão é super válida. A pressão é a mesma, ela não muda se estamos falando do mesmo líquido e da mesma profundidade.
Se, por exemplo, no laguinho, a uma profundidade de um metro, você tem uma força F (peso da coluna de água + peso da coluna de ar) sobre uma área A que é e área do laguinho, você tem uma pressão = F/A.
Se você fizer a mesma coisa pra um lago maior do tamanho de 2 laguinhos, vc vai ter pressão = 2F/2A = F/A.
Se você Fizer isso pra uma represa, que seja, por exemplo, 10 vezes do tamanho do laguinho, você vai ter 10F/10A = F/A.

Lembrando, isso é analisando um ponto na mesma profundidade (se não me engano a questão diz um metro).

O que você disse, sobre a pressão aumentar com a profundidade está certo. Mas o problema pergunta sobre a diferença de pressão entre as duas situações. Não existe diferença: a pressão é a mesma a 1 metro de profundidade tanto no lago como na represa


Enviado pelo Topic'it
Wesley
Wesley
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/04/2018

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Dom Abr 15, 2018 11:01 pm
Acho que entendiii! Obrigado!
Conteúdo patrocinado

Questão 1 da lista de exercícios Empty Re: Questão 1 da lista de exercícios

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos